O nome da SORTE

4 Março 2020 Desenvolvimento

Sorte! Aquela palavra que não escolhe idade para ser pronunciada. A palavra que se pronuncia em diversas circunstâncias, como se fosse a razão óbvia para tantos acontecimentos, situações, estados de espírito.

Vamos então desconstruir a Sorte!

Se pesquisarmos a palavra no dicionário ela surge com vários significados, podendo estar ligada a acontecimentos, ao acaso, à fortuna, entre muitos outros. Mas terá a sorte somente estes significados?

É comum ouvir-se que alguém teve sorte porque foi promovido, que teve sorte porque tem dinheiro para fazer a “tal” viagem, que teve sorte porque a empresa está a crescer, que determinada equipa teve sorte porque ganhou o jogo. Mas o que está por detrás desta “sorte”? Será tão somente o acaso? Será tão somente um conjunto de circunstâncias ou acontecimentos que permitiram tal audácia?

A promoção não terá sido resultado de empenho, dedicação, de horas a fio de trabalho, de reconhecimento? A viagem (ou o dinheiro para a realizar) não terá sido fruto de uma poupança bem gerida? De uma definição de prioridades? O resultado do jogo da equipa não será produto de horas de muito treino, de táticas estudadas e do esforço de uma equipa? O crescimento da empresa não será resultado de um trabalho destemido gerado por uma equipa empenhada, focada e liderada para o efeito?

Ora, não será a sorte uma procura sem fim para que o resultado alcançado seja o melhor, o mais positivo, o mais promissor? Não será a sorte uma busca constante de satisfação por excelência quando o medíocre não é opção? Não será a sorte a palavra de excelência para quem não tem a coragem de enfrentar as adversidades e receia o topo?

Não será a palavra sorte um simples desculpar daquilo que não se fez por falta de coragem, de audácia, de ambição? Não será usada, na maioria das vezes, de forma casual camuflada de tantos outros significados?

Vamos desconstruir sorte enquanto significado de: trabalho, dedicação, foco, empenho, gestão.

Felicidade para uns…. Sorte para outros!