Team Coaching

Comunicar não é para ti? Deixa-te de Desculpas! Treina que isso passa!

7 Outubro 2020 Factor H, Formação, Desenvolvimento

Frequentemente dizem-me que sou uma boa comunicadora! Que as minhas apresentações correm sempre bem e que sou inspiradora nas palavras que digo!

Deixem-me contar-vos dois segredos:

Primeiro, nem sempre me sinto assim! Às vezes até tenho a noção que as minhas apresentações não correm assim tão bem! Parece-te familiar?

Segundo, nem sempre foi assim! Tenho esperança que alguém que leia estas minhas palavras se lembre daquela menina tímida, calada, sempre com receio de dar a sua opinião ou de fazer uma simples questão a um professor. Também te parece familiar?

Pronto, agora já sabes que não nasci assim, não cresci assim, apenas me apliquei para desenvolver uma competência que em muitas pessoas está escondia, mas está lá! Está dentro de ti!

Posso dar-te algumas dicas que resultaram comigo, podem também resultar contigo!

Prepara-te!

Não te preparares, é preparaste-te para falhar. A preparação implica por um lado conheceres o teu público-alvo e por outro lado conheceres-te a ti próprio.  E se conhecer o publico alvo, às vezes pode não estar só nas tuas mãos, conheceres-te a ti próprio, só depende de Ti.

Reforça a confiança em ti próprio e pensa sempre – “Eu Sou Capaz”. Depois é só preparares os conteúdos e as palavras! Não é decorar o que vais dizer, é sim alinhar as ideias, estruturar o pensamento. É saberes como vais começar, como vais transmitir e como vais finalizar.

Está certo que improvisar também é bom, mas q.b. Talvez a preparação te alivie aquele nervoso miudinho e voz trémula, que tanto medo te causa. A Ti e a todos!

Domina o Tema

Falar do que não sabemos ou não temos certeza causa uma insegurança enorme. Qualquer pessoa que se predispõe a ouvir um orador deseja ser inspirada e emocionada, e não ser invadida por informação desnecessária ou mesmo pouco consistente. Fala do que sabes e sem rodeios. Separa o importante do acessório e transmite com clareza aquilo que te tens certeza e o que não sabes sê humilde para o afirmar. Não temos que saber tudo, temos sim que estar preparados para corresponder ás expetativas do nosso publico. “Less is more”, já ouviste dizer?

Cria Empatia

Empatia é a arte de ver o mundo pela perspetiva de outra pessoa, logo é uma arma poderosa para comunicar as nossas ideias de uma forma que faça sentido para os outros. E claro que  também é fundamental para entender a comunicação dos outros.

Treina, Treina e mais… Treina

Podes treinar sozinho, em frente ao espelho ou escolhe uma pequena plateia, por exemplo os teus filhos, sobrinhos, crianças no geral, eles são ótimos a dar feedback e a dizer a verdade.

E melhor, podes gravar as tuas apresentações e visualizá-las – observa o teu comportamento, a tua postura, as tuas palavras. Vais ver que cada uma vai ser um bocadinho melhor que a anterior e com pequenos passos chegas a grandes vitórias. Melhorar nem que seja um 1% em cada uma, no final de 100 apresentações, melhoraste 100%. É logico, é matemático e funciona!

E se precisares de dar o primeiro passo acompanhado, a nossa Equipa está Aqui!

Deixo-te a sugestão para um curso onde podes “treinar com rede” e onde não importa como chegas mas sim como sais.

Vamos lá! Comunicar pode ser Para Ti! Só precisas começar a treinar!

Este texto é inspirado no meu trabalho diário a preparar Novos Formadores/Comunicadores. Podes ver aqui a sugestão do curso!

Link: https://www.factorh.pt/formacao/formacao-pedagogica-inicial-de-formadores-2/