“Ganha-Ganha” Equipa

19 Março 2020 Factor H

Quando pensamos em trabalho em Equipa, inevitavelmente surgem frases como “sozinhos vamos mais rápido, mas em equipa vamos mais longe”, ou “duas cabeças pensam melhor que uma” ou ainda “juntos somos mais fortes”. Podemos desenvolver uma cultura de equipa de sucesso onde o resultado da Equipa é um claro “ganha-ganha” para todos? Aqui ficam algumas palavras chave para pensarmos as nossas Equipas de sucesso.

 

COMPROMISSO -A equipa deve estar comprometida com a sua missão, alinhada nos seus objetivos e ser congruente nas suas ações. Não podemos ter resultados se não acreditarmos e desenvolvermos uma estratégia de verdadeira sintonia, pois relembrando uma outra frase antiga “ na equipa quem não rema.. pesa”

COMUNICACAO -Promover na equipa uma comunicação aberta, honesta com base no respeito pelas diferenças de cada um, cultivar um ambiente de partilha de opinião e fomentar a participação é fundamental para gerar confiança. A ajuda e o interesse nos outros e nas suas ideias/opiniões fortalece o espirito de grupo. Então adotemos uma comunicação clara, transparente e objetiva, sendo que podemos sempre dar-lhe o nosso toque pessoal de uma forma assertiva e com genuinidade.

APRENDIZAGEM -O mundo, as pessoas e as equipas estão a mudar todos os dias por isso treinar as pessoas da equipa é um dos principais trunfos de qualquer organização. Treinar com competências técnicas, treinar competências pessoais, treinar competências sociais – levar a sua equipa a aprender mais , a ser mais curiosa, a progredir.

VALORIZAÇÃO -Reconhecer, incentivar e valorizar os pontos fortes de cada Pessoa da equipa aumenta a qualidade do trabalho, a confiança e a motivação de cada um. O feedback é assim uma estratégia importante no trabalho diário de uma equipa. Normalmente somos muito bons a “apontar o dedo” e pouco expansivos a elogiar o outro.

CONVIVIO – Se a equipa não tem tempo para conviver, para se conhecer, para interagir, provavelmente o diálogo e a troca de ideias pode ficar mais condicionada. Hoje são muitas as estratégias que podem levar as equipas a sair da sua “caixa” e a humanizar o ambiente profissional.

No fundo todos queremos ganhar… e se pudermos ganhar todos Juntos?