27 de Abril de 2020

E-Formador | E-Tutor – 2.ªEdição

Sim! Quero participar.

Formação E-Formador  – Ensino a distância

Localização
E-Learning
40 Horas

Competências a adquirir

00

Introdução ao e-Learning e ao Ambiente Online

01

Design de Cursos de Formação Online

02

Avaliação de Aprendizagem Online

03

Dinamização da Aprendizagem Online

04

Criação e Utilização de Conteúdos Educativos

05

Projecto Individual de Simulação Pedagógica

Sim! Quero participar.

Módulo 0 – Introdução ao e-Learning e ao Ambiente Online

  • Identificar e testar as funcionalidades
  • da plataforma digital de aprendizagem.
  • Identificar os conceitos relacionados com o e-learning e as novas dimensões do ensino-aprendizagem no e-learning.
  • Reconhecer as mudanças no papel do e-formando e e-formador face ao modelo de formação presencial.
  • Reflectir acerca do potencial da aprendizagem suportada em tecnologias digitais.
  • Uso da Plataforma como formando e como formador.
  • Plataformas com formador ou orientadas para autoformação.
  • Conceitos de ensino a distância e aprendizagem suportada em tecnologias digitais.
  • Modalidades e formas de organização do ensino a distância.
  • Papel do e-formador e do e-formando
  • Gestão do tempo e autonomia na aprendizagem.
  • Práticas de formação profissional e empresariais.

 

Módulo 1 – Design de Cursos de Formação Online

  • Interpretar os conceitos e princípios do design instrucional aplicados aos modelos de formação “colaborativo” e de “autoformação”.
  • Seleccionar e analisar diferentes modelos de design de cursos online.
  • Identificar e aplicar técnicas de planeamento de cursos de formação online.
  • Identificar e utilizar os recursos da plataforma digital para criar e estruturar cursos em e-learning.
  • Planeamento de curso (duração, tema, resultados de aprendizagem).
  • Modelo pedagógico (autoformação, moderada por e-formador, b-learning).
  • Plano de conteúdos.
  • Tipos de comunicação: síncrona e assíncrona, no conteúdo ou orientado pelo e-formador.
  • Avaliação (no conteúdo, fora do conteúdo).
  • Simulação: ferramentas da plataforma para criação de cursos (modo de edição – títulos e descrições).

 

Módulo 2 – Avaliação de Aprendizagem Online

  • Identificar e aplicar conceitos e princípios da avaliação da aprendizagem online.
  • Distinguir e seleccionar estratégias de acompanhamento e avaliação da aprendizagem online.
  • Identificar e utilizar as ferramentas da plataforma digital para construir instrumentos de avaliação.
  • Reflectir acerca das potencialidades e limites da utilização das Learning Analytics.
  • Tipos de Avaliação a distância (diagnóstica, formativa e sumativa).
  • Técnicas de Avaliação: observação e inquirição, medição.
  • Estratégia de avaliação: avaliação por pares, auto-avaliação, hétero avaliação.
  • Ferramentas de avaliação: questionários, testes (escolha múltipla, verdadeiro- falso, questões abertas curtas e de desenvolvimento, e outros), trabalhos escritos, outros.
  • Utilização das Learning Analytics para avaliação da qualidade da formação.

 

Módulo 3 – Dinamização da Aprendizagem Online

  • Identificar as diferentes funções do e-formador na dinamização de indivíduos e grupos online (tutor, moderador, facilitador).
  • Identificar, caracterizar e implementar estratégias de dinamização e motivação de indivíduos e grupos em contextos de aprendizagem online.
  • Seleccionar ferramentas de comunicação síncronas e assíncronas internas e externas à plataforma de aprendizagem (redes sociais, aplicações de comunicação instantânea, p.e., WhatsApp, etc.).
  • Criar e parametrizar diferentes ferramentas de comunicação e dinamização. Conteúdos Temáticos
  • Estratégias e situações de aprendizagem online.
  • Design de actividades: da mais simples à mais complexa, tempo para realização, tipo de actividade (individual, grupo), instruções e local para entrega, critérios de avaliação.
  • Tipos de actividades/ferramentas: escrita de trabalho, templates, construção de trabalho colaborativo em ferramentas wiki, diários, glossários, etc.
  • Avaliação de actividades de comunicação/interacção: implicações dos modelos de interacção escolhidos.
  • Ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona do formador com os formandos (chat e fórum, integração com ferramentas externas: whatsapp, facebook). Criar e parametrizar diferentes ferramentas de comunicação e dinamização.

 

Módulo 4 – Criação e Utilização de Conteúdos Educativos

  • Identificar as possibilidades de selecção e produção de conteúdos (dentro e fora da Plataforma).
  • Identificar e caracterizar ferramentas da plataforma para criar o e-conteúdo.
  • Identificar e caracterizar os diferentes portais de Recursos Educativos Abertos.
  • Identificar técnicas e instrumentos de criação de conteúdos educativos digitais e sua avaliação.
  • Implementar técnicas de planeamento e criação de conteúdos educativos.
  • Seleccionar e adaptar conteúdos educativos externos.
  • Identificar e implementar mecanismos de validação da qualidade, rigor e acessibilidades dos e-conteúdos educativos.
  • Aplicar os procedimentos para inserir um conteúdo educativo criado com ferramenta externa ou em plataforma de aprendizagem (Moodle, BlackBoard, outra).
  • E-Conteúdo – Temas e subtemas, visual (ler, ver, ouvir), reutilização de conteúdos.
  • Tempo do e-conteúdo, ritmo, sumário, unidades/lições (início, meio e fim – fechamento do e-conteúdo).
  • Ferramentas da plataforma para criação de conteúdos educativos.
  • Ferramentas externas para criação de conteúdos educativos (Ferramentas de autor).
  • Vantagens e inconvenientes do recurso a base de dados de conteúdos educativos.
  • Estratégia de comunicação e de interacção do conteúdo com o formando.
  • Implementação e avaliação da qualidade dos conteúdos educativos.

 

Módulo 5 – Projecto Individual de Simulação Pedagógica

  • Identificar os aspectos pedagógicos mais importantes na aprendizagem online.
  • Propor soluções alternativas, apresentar sugestões de estratégias pedagógicas diversificadas.
  • Exercitar análise e auto-análise de planeamento, implementação e dinamização dos projectos formativos simulados (avaliação interpares).
  • Dimensões e indicadores da qualidade num projecto formativo em e-learning.
  • Dinamizar o curso/unidade de aprendizagem em simulação pedagógica com formandos/colegas.
  • Análise e auto-análise do desempenho de e-formador em contexto simulado.
  • Auto-avaliação de resultados do curso de simulação testado.

Preço: 200,00€

IBAN: PT50.0036.0045.9910.0300.1076.6

Nota:
Em caso de adiamento ou cancelamento do curso, a Factor H obriga-se à devolução dos valores já liquidados pelo participante.

Em caso de desistência, por motivos de força maior:

• O valor pago ficará em crédito para uma próxima ação;
OU
• Se a desistência for comunicada até 15 dias antes de o curso iniciar, o participante será reembolsado do valor pago.

Programa

Módulo 0 – Introdução ao e-Learning e ao Ambiente Online

  • Identificar e testar as funcionalidades
  • da plataforma digital de aprendizagem.
  • Identificar os conceitos relacionados com o e-learning e as novas dimensões do ensino-aprendizagem no e-learning.
  • Reconhecer as mudanças no papel do e-formando e e-formador face ao modelo de formação presencial.
  • Reflectir acerca do potencial da aprendizagem suportada em tecnologias digitais.
  • Uso da Plataforma como formando e como formador.
  • Plataformas com formador ou orientadas para autoformação.
  • Conceitos de ensino a distância e aprendizagem suportada em tecnologias digitais.
  • Modalidades e formas de organização do ensino a distância.
  • Papel do e-formador e do e-formando
  • Gestão do tempo e autonomia na aprendizagem.
  • Práticas de formação profissional e empresariais.

 

Módulo 1 – Design de Cursos de Formação Online

  • Interpretar os conceitos e princípios do design instrucional aplicados aos modelos de formação “colaborativo” e de “autoformação”.
  • Seleccionar e analisar diferentes modelos de design de cursos online.
  • Identificar e aplicar técnicas de planeamento de cursos de formação online.
  • Identificar e utilizar os recursos da plataforma digital para criar e estruturar cursos em e-learning.
  • Planeamento de curso (duração, tema, resultados de aprendizagem).
  • Modelo pedagógico (autoformação, moderada por e-formador, b-learning).
  • Plano de conteúdos.
  • Tipos de comunicação: síncrona e assíncrona, no conteúdo ou orientado pelo e-formador.
  • Avaliação (no conteúdo, fora do conteúdo).
  • Simulação: ferramentas da plataforma para criação de cursos (modo de edição – títulos e descrições).

 

Módulo 2 – Avaliação de Aprendizagem Online

  • Identificar e aplicar conceitos e princípios da avaliação da aprendizagem online.
  • Distinguir e seleccionar estratégias de acompanhamento e avaliação da aprendizagem online.
  • Identificar e utilizar as ferramentas da plataforma digital para construir instrumentos de avaliação.
  • Reflectir acerca das potencialidades e limites da utilização das Learning Analytics.
  • Tipos de Avaliação a distância (diagnóstica, formativa e sumativa).
  • Técnicas de Avaliação: observação e inquirição, medição.
  • Estratégia de avaliação: avaliação por pares, auto-avaliação, hétero avaliação.
  • Ferramentas de avaliação: questionários, testes (escolha múltipla, verdadeiro- falso, questões abertas curtas e de desenvolvimento, e outros), trabalhos escritos, outros.
  • Utilização das Learning Analytics para avaliação da qualidade da formação.

 

Módulo 3 – Dinamização da Aprendizagem Online

  • Identificar as diferentes funções do e-formador na dinamização de indivíduos e grupos online (tutor, moderador, facilitador).
  • Identificar, caracterizar e implementar estratégias de dinamização e motivação de indivíduos e grupos em contextos de aprendizagem online.
  • Seleccionar ferramentas de comunicação síncronas e assíncronas internas e externas à plataforma de aprendizagem (redes sociais, aplicações de comunicação instantânea, p.e., WhatsApp, etc.).
  • Criar e parametrizar diferentes ferramentas de comunicação e dinamização. Conteúdos Temáticos
  • Estratégias e situações de aprendizagem online.
  • Design de actividades: da mais simples à mais complexa, tempo para realização, tipo de actividade (individual, grupo), instruções e local para entrega, critérios de avaliação.
  • Tipos de actividades/ferramentas: escrita de trabalho, templates, construção de trabalho colaborativo em ferramentas wiki, diários, glossários, etc.
  • Avaliação de actividades de comunicação/interacção: implicações dos modelos de interacção escolhidos.
  • Ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona do formador com os formandos (chat e fórum, integração com ferramentas externas: whatsapp, facebook). Criar e parametrizar diferentes ferramentas de comunicação e dinamização.

 

Módulo 4 – Criação e Utilização de Conteúdos Educativos

  • Identificar as possibilidades de selecção e produção de conteúdos (dentro e fora da Plataforma).
  • Identificar e caracterizar ferramentas da plataforma para criar o e-conteúdo.
  • Identificar e caracterizar os diferentes portais de Recursos Educativos Abertos.
  • Identificar técnicas e instrumentos de criação de conteúdos educativos digitais e sua avaliação.
  • Implementar técnicas de planeamento e criação de conteúdos educativos.
  • Seleccionar e adaptar conteúdos educativos externos.
  • Identificar e implementar mecanismos de validação da qualidade, rigor e acessibilidades dos e-conteúdos educativos.
  • Aplicar os procedimentos para inserir um conteúdo educativo criado com ferramenta externa ou em plataforma de aprendizagem (Moodle, BlackBoard, outra).
  • E-Conteúdo – Temas e subtemas, visual (ler, ver, ouvir), reutilização de conteúdos.
  • Tempo do e-conteúdo, ritmo, sumário, unidades/lições (início, meio e fim – fechamento do e-conteúdo).
  • Ferramentas da plataforma para criação de conteúdos educativos.
  • Ferramentas externas para criação de conteúdos educativos (Ferramentas de autor).
  • Vantagens e inconvenientes do recurso a base de dados de conteúdos educativos.
  • Estratégia de comunicação e de interacção do conteúdo com o formando.
  • Implementação e avaliação da qualidade dos conteúdos educativos.

 

Módulo 5 – Projecto Individual de Simulação Pedagógica

  • Identificar os aspectos pedagógicos mais importantes na aprendizagem online.
  • Propor soluções alternativas, apresentar sugestões de estratégias pedagógicas diversificadas.
  • Exercitar análise e auto-análise de planeamento, implementação e dinamização dos projectos formativos simulados (avaliação interpares).
  • Dimensões e indicadores da qualidade num projecto formativo em e-learning.
  • Dinamizar o curso/unidade de aprendizagem em simulação pedagógica com formandos/colegas.
  • Análise e auto-análise do desempenho de e-formador em contexto simulado.
  • Auto-avaliação de resultados do curso de simulação testado.

Condições

Preço: 200,00€

IBAN: PT50.0036.0045.9910.0300.1076.6

Nota:
Em caso de adiamento ou cancelamento do curso, a Factor H obriga-se à devolução dos valores já liquidados pelo participante.

Em caso de desistência, por motivos de força maior:

• O valor pago ficará em crédito para uma próxima ação;
OU
• Se a desistência for comunicada até 15 dias antes de o curso iniciar, o participante será reembolsado do valor pago.

Formador

Carlos Galveias

Licenciado em Ciências da Comunicação, variante Jornalismo, titular de pós-graduações em Gestão e Organização da Formação, Redes Informáticas (CISCO), Utilização Pedagógica das TIC e ainda MBA em Gestão e MBA em Marketing Digital.

Formador e docente há mais de 20 anos nas áreas das novas tecnologias, marketing digital e formação inicial e contínua de formadores.

Com formação específica na área do ensino a distância, tem ministrado há vários anos formação mediada por tecnologias de informação e comunicação.

Acumula a actividade de formador com a de consultor de marketing digital, nomeadamente e-commerce e gestão da formação.

Sim! Quero participar.

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