Entrevista de emprego

E se amanhã fosse a uma entrevista?

17 Janeiro 2020 Recrutamento

O futuro constrói-se no presente. E no que se refere à vida profissional, a forma como corre uma entrevista de recrutamento, pode ditar o seu futuro. De que forma vê este momento? Pertence ao grupo dos que ficam demasiados nervosos, ou encara a entrevista de forma descontraída?

Não existe uma fórmula mágica, mas a preparação é uma forte aliada do sucesso. Deixamos algumas dicas para o ajudar a preparar-se para a conversa com o recrutador:

1 – Prepare respostas claras e organizadas.

Seja o mais direto possível, mas adote um discurso envolvente. Se é verdade que está numa entrevista, também é verdade que nenhum recrutador gosta da entrevista por “tópicos”.

2 – Doseie

Já ouviu a expressão “nem tanto ao mar, nem tanto à terra”? Seja humilde nas suas respostas, mas não esconda as suas conquistas no campo profissional. Elas que podem revelar a sua vontade de crescer e evoluir enquanto profissional.

3 – Sinceridade

Reconheça os seus pontos fracos. Demonstrar que existem áreas nas quais sente que poderia melhorar não o vai prejudicar. Pelo contrário, a sua franqueza será apreciada e o recrutador vai sentir-se mais seguro da veracidade das suas respostas. Prepare-se, no entanto, para demonstrar o que pretende fazer para as colmatar.

4 – Evite o “eu”

Fuja do egocentrismo. O espírito de equipa será sempre valorizado. Quantas das suas conquistas foram individuais? Com certeza teve a intervenção e o auxílio de colegas. Aproveite para mostrar e dar a conhecer como constrói as suas relações interpessoais no trabalho.

5 – Mostre empenho

Nos dias de hoje quase todas as empresas têm página online. Visite-a e tente conhecer e estudar a empresa. Memorize uma informação importante e quando o momento oportuno chegar utilize-a. O recrutador ficará agradado com o seu cuidado e marcará pontos positivos.

6- Faça perguntas

Não fique com dúvidas. Ficar esclarecido é meio caminho andado para o sucesso. Tente perceber os contornos da nova função. Identifica-se com o projeto e com a cultura da empresa?

7 – Organize-se

O momento que antecede a entrevista é igualmente importante. Confirme antecipadamente a morada, a hora e reserve alguns minutos para imprevistos. Sabe quem o nome da pessoa com a qual se vai encontrar? Grave o seu contacto telefónico.

8 – Comunicação

Use um tom de voz claro e adequado, evitando expressões demasiado populares. Nunca faça deduções, o que significa que se não percebeu a pergunta pedir que o esclareçam. Convém não esquecer também que a sua postura será tão importante quanto aquilo que diz. O corpo fala e os recrutadores estão preparados para ler os sinais da comunicação não verbal. Estabeleça contacto visual, sente-se de forma apropriada ao momento e descontraia.

9 – Organize o seu currículo

Leia novamente o seu C.V e tente identificar incoerências. Lapsos de tempo podem ter sido uma falha na sua construção e que deve corrigir antecipadamente. Se por outro lado significaram um interregno na sua vida profissional, prepare-se para a explicar.

10 – Aproveite o momento

Se estava à espera de mais uma dica para ser bem-sucedido na entrevista, esqueça. Tudo o que leu acima é importante, mas aqui na Factor H gostamos de pessoas espontâneas e imperfeitas dentro da sua perfeição (se é que faz algum sentido). A entrevista é um momento crucial, mas como em tudo na vida, é necessário relativizar e aproveitar o momento!

 

Boas conquistas!