Ao longo da minha historia como líder de equipas uma das situações mais comuns que tenho vivido é o sentimento de solidão na liderança.

E quando falo em solidão, não falo na falta de apoio ou responsabilidade ou mesmo compromisso das minhas equipas… falo de outras coisas! E tu que és Líder sabes bem do que falo!

Falo essencialmente no sentimento de solidão quando é necessário tomar decisões difíceis que podem afetar a organização e as Pessoas, como restruturações, despedimentos.. ai despedimentos ( o mais difícil para mim) ou até mudanças estratégicas que muitas vezes  te levam a tomar decisões impopulares com resistências e criticas das pessoas da tua equipa que até gostas e reconheces valor.

Há tantas situações que ao longo da minha experiencia como líder de equipas me fizeram sentir profundamente sozinha, como por exemplo quando tens uma crise e tens que agir rapidamente, assumir responsabilidades que muitas vezes nem tens noção da sua grandeza e te perguntas onde posso ir agora buscar o “colo” e “mimo” que preciso?

A liderança é uma  das responsabilidade mais desafiadoras ! Sei bem  que os líderes são  frequentemente vistos como figuras carismáticas e até  inspiradoras, capazes de mobilizar e orientar suas equipas em direção aos objetivos – também gosto de pensar que sou assim, mas caramba  há momentos em que a liderança pode ser uma jornada muito solitária. E não me parece mal nenhum que de carismáticos passemos a mostrar a nossa fragilidade como verdadeiros humanos, a pedir ajuda e a rodearmo-nos de pessoas que nos podem inspirar e complementar. Que vejamos nestes desafios uma verdadeira oportunidade de crescimento e aprendizagem.

Foi o que eu fiz- vou contar-te mais tarde numa próxima News  ás quartas Feiras no mesmo sitio e à mesma Hora!

Carla Ferreira

CIO

Chief Inspiration Officer