Na primeira newsletter de “Quartas feiras no mesmo sítio à mesma hora” falei-te do desafio da solidão na Liderança. Lembras-te?

Se não leste pede-me que volto  a enviar-te! 💪

Bem, mas isto para dizer que, realmente, o caminho do líder é muitas vezes um caminho solidário, pelo que não é difícil dar-mos connosco a mergulhar num mundo à parte e distanciarmo-nos da nossa equipa!

A mim acontece-me muito mais vezes do que aquelas que gostaria!

Na realidade mergulhamos no nosso EGO, ou numa linguagem mais popular na imagem que temos de nós próprios!

Acho que o EGO é super importante para manter o equilíbrio emocional – fala uma pessoa com o EGO grande (tipo 3 eneagrama – um dia ainda falamos disto) mas levado ao extremo  na função de liderança pode ser um Vírus perigoso  e que atua sem termos consciência dele!

Quantas vezes tive que ter uma conversa séria com o meu EGO e dizer-lhe atenção:

  • Olha que não me estás a deixar ouvir, verdadeiramente, as pessoas;
  • Olha que não me estás a deixar ver perspetivas diferentes;
  • Ai as decisões que me estás a obrigar a tomar sem pensamento crítico e introspeção;
  • Já viste como me estás a fazer comunicar de forma impulsiva (sim o meu ego transforma a minha comunicação numa verdadeira arma de batalha). Podia dar-vos tantos exemplos. A verdade é que fala convosco uma pessoa com dificuldade em libertar-se do EGO mas com consciência das limitações que o EGO provoca na Liderança de Equipas e  até  na vida pessoal e profissional!
  • E neste momento estão todos vós a perguntar; mas porque razão está ela aqui a falar de EGO? Pela mesma razão que na primeira newsletter falei de solidão na liderança!
  • Quase ninguém fala nestes tópicos! Eu falo… não porque li em livros ou ouvi especialistas… mas porque vivi … vivo e sinto a Liderança todos os dias!

E tenho aprendido muitas lições no dia a dia como meu EGO e a mais rica é aquela que partilho agora contigo – “Quando o Ego morre, a Alma acorda”🙏

Carla Ferreira

Chief Inspiration Officer