H News

Aprendizagem em conserva. Faz sentido?

Sempre que pensamos na palavra “formação”, por norma,  à maioria de nós ocorrem-nos pensamentos não muito simpáticos como:

  • Perda de tempo
  • Gasto monetário
  • Rotina diária alterada e mais complicada

Esta perspetiva da formação deixa-nos pouco motivados a avançar com a nossa aprendizagem e isso implica estagnação.

O pensamento evolutivo deveria trazer-nos vontade e entusiasmo para a mudança e para a aprendizagem. Temos sempre algo a aprender nem que seja o que efetivamente não queremos fazer/praticar.

Vou agora alterar no meu discurso a palavra formação para aprendizagem.

Qualquer momento de aprendizagem seja ele mais ou menos extenso é um input de alta importância à nossa vivencia diária. Podemos aprender sobre algo técnico e profissional ou apenas como podemos abrir mais facilmente um daqueles chatos frascos de conserva em vidro.

Aprendi no outro dia, e este ato sem aparente significado na vida, deixa-me tao feliz por não passar 5 minutos em frustração a fazer força com pano ou sem pano. O pensamento que tenho de todas as vezes que meto esta aprendizagem em ação é “porque não aprendi isto mais cedo”.

Este deveria ser o pensamento sobre todos os momentos de aprendizagem que ocorrem na nossa vida pessoal ou profissional, posso aprender novas formas de realização de tarefas mais rápidas, mais simples ou simplesmente diferentes e tendo este conhecimento posso de forma consciente e lógica escolher aquela que fará mais sentido para MIM.

Nem sempre pensamos sobre o que fazemos diariamente, fazemos assim porque sempre nos disseram para o fazer assim… será efetivamente a melhor maneira para EU o fazer?

Já agora, podem facilmente abrir o frasco de vidro com a parte metálica de um saca-rolhas anulando o efeito de vácuo. 😉

Cintia Lopes

Chief Training Officer

Gostaste do que leu?

Vê mais artigos...

10 estratégias para comunicar bem

Comunicar bem não significa falar mais. Significa transmitir uma mensagem de forma clara, escutar com atenção e adaptar a comunicação à pessoa e ao contexto. Estas estratégias podem ajudar em conversas, reuniões, entrevistas ou mensagens escritas. 1. Define o objetivoPercebe o que pretendes transmitir e qual o resultado esperado. 2.

E se amanhã fosse a uma entrevista?

O futuro constrói-se no presente. E no que se refere à vida profissional, a forma como corre uma entrevista de recrutamento, pode ditar o seu futuro

Secretamente, às vezes gostava de desaparecer da agenda.

Estamos a entrar naquela altura do ano em que toda a gente fala de férias. Perguntamos para onde vamos, quantos dias tiramos, quando desligamos. Mas tenho dado por mim a pensar que, para muitos líderes, o verdadeiro desafio nem sequer é marcar férias. É conseguir desligar sem sentir culpa. Confesso

Aprendizagem em conserva. Faz sentido?

Sempre que pensamos na palavra “formação”, por norma, à maioria de nós ocorrem-nos pensamentos não muito simpáticos como: Perda de tempo Gasto monetário Rotina diária alterada e mais complicada Esta perspetiva da formação deixa-nos pouco motivados a avançar com a nossa aprendizagem e isso implica estagnação. O pensamento evolutivo deveria

Quais são os valores pessoais dos quais não abdicas?

Já paraste para pensar como a tua forma de estar na vida é, altamente, influenciada pelos teus valores? Interessante pensar que muitos de nós os temos presentes de forma consciente, enquanto outros pautam a sua vida de forma assertiva e coerente, mas nunca pararam para pensar: Quais são os meus

Está a aproveitar o Fundo de Compensação do Trabalho?

O que é o fundo de Compensação do Trabalho (FCT)? Muitas empresas ainda desconhecem uma grande oportunidade: o Fundo de Compensação do Trabalho (FCT) pode ser utilizado para investir na qualificação dos colaboradores sem custos adicionais! Mas como funciona este fundo e de que forma pode beneficiar a sua empresa?